9.12.12

Top Livros 2012


     Vou dedicar esse post aos melhores livros que tive oportunidade de ler esse ano . Desde sempre mantive um apreço por leitura , e ler pra mim é algo especial , é prazeroso. E livros me constituem , eles me mudam e creio que seja assim pra todos . Li alguns livros esse ano , e uns me marcaram muito , abaixo os listarei.

Tumblr_m04qibiknd1r36j8go1_500_large

     Primeiramente vou falar de GO, um livro escrito por Nick Farewell e que já citei por aqui . Nos traz a história de um homem solitário que diversas vezes se mostra anti-social,  e diz não ter amigos de verdade.         Esse cara tem um "buraco no peito" , é notoriamente infeliz mas quando lemos essa história percebemos que são situações suscetíveis a qualquer um . Nos encontramos  naquelas palavras , nos identificamos com o personagem em seus diversos aspectos. Uma leitura que vale muito a pena , nos ensina a refletir sobre nós mesmos , destaca a complexidade do ser humano . E essa mistura de sentimentos, devaneios, pensamentos nos prende de uma maneira surpreendente , nos mostra que todos nós passamos por maus momentos na vida e não importa o quão fundo você estiver ou o quão profundo é o seu buraco no peito , só depende de você mudar essa situação , então GO aproveite as oportunidades que a vida te mostra . E essa mensagem foi de certa maneira, de muita importância pra mim .

     Um outro livro memorável é Fahrenheit 451 de Ray Bradbury, e soube desse livro no próprio Go . Então o encontrei na biblioteca logo após ter lido Go, fiquei surpresa e acabei lendo-o porque parecia ser bem interessante .      Posteriormente a leitura , desculpe a ignorância , descobri ser um grande clássico que apresentava críticas a sociedade alienada e ao governo manipulador , de uma maneira geral. É um livro carregado de críticas ao nosso estilo de vida, e apesar de ter sido escrito há algum tempo, suas críticas ainda se encaixam quase que perfeitamente . Isso porque vivemos num mundo em que somos constantemente manipulados pelo sistema e a maioria se sente desconfortável em ir contra o próprio sistema imposto pela sociedade ou não entendem como isso de fato funciona e não o querem entender . Ou seja, alienados.
     A história se passa numa sociedade em que livros ou ler é proibido, e todas as informações veiculadas para as pessoas vem da TV , que obviamente também é censurada e fortemente influenciada pelo governo, então todos vivem num mundo isolado e ilusório sem saber o que realmente se passa ,
 podemos identificar isso atualmente também, não? O personagem principal é um bombeiro, e o seu trabalho com o de seus colegas de profissão é queimar todos os livros que existem , porque pelo que parecia, tais ideias "corrompiam a mente das pessoas" que o governo tinha moldado . No livro nós presenciamos a mudança, o descobrimento do personagem com relação a tudo isso e o desenrolar da história vai se desenvolvendo a medida que ele se revolta contra o sistema . Livro muito bom , e inesquecível. Lembrando que tem um filme.

Tumblr_m3rrlwv1kn1r6doszo1_1280_large

     Este livro é um clássico da literatura brasileira e crucial pra todos os que estão no colegial. Dom Casmurro , de autoria de Machado de Assis foi o meu primeiro livro de literatura brasileira que são tão comentados como obrigatórios pra quem vai fazer vestibular, principalmente . A história de Bentinho e Capitu , não é segredo pra ninguém , então não precisa exemplificar tanto. De modo geral foi bom ler, porque sempre tive aquela opinião de que ler clássicos seria complicado pela linguagem e história que se passa numa sociedade distante e tal , mas foi bem gostosa a leitura e é claro que é importante conhecer essas obras clássicas da nossa literatura . Tive oportunidade de trabalhar com contos de Machado de Assis na escola e muitos traziam uma mensagem que nos fazia refletir profundamente , e é dessa literatura que gosto . Meu seminário foi sobre o conto Viver!, pouco conhecido pelo que percebi nas minhas pesquisas , mas me apaixonei por ele , porque tem uma moral que nos faz refletir e tem um enredo que nos cativa .  A história de Ahasverus na versão de Machado de Assis exalta o seu conhecimento pelo comportamento humano em suas diversas variações , sem falar que a lenda de Ahasverus , por si só, já é bem interessante.

Dom Casmurro   Resumo


     As Vantagens de Ser Invisível é um livro fantástico . Foi o último que li até então , mas me marcou demais , a história Charlie nos prende da primeira a última página . A genialidade com que o autor dispôs a história e a formou definitivamente não nos deixar largar o livro . Aqui temos  a história de Charlie, como já mencionei, a ingenuidade com que ele lida com tudo o que se passa com ele chama a atenção . Vivemos com ele uma reviravolta em sua vida assim  que conhece seus melhores amigos, Sam e Patrick . Ele, então entra em contato com vários outros amigos e com um mundo que envolve sexo, drogas, diversão,etc  enfim o mundo real em que vivemos mesmo que não participando ativamente em tudo . Ao mesmo tempo em que ele começa a expandir suas relações sociais , e encontra uma realidade totalmente nova, ele tem de lidar com alguns problemas que não são exatamente definidos , mas alguns problemas psicológicos causado por um trauma . Em conjunto , esses dois aspectos tornam a história ainda mais incrível e no final você com certeza irá se sentir infinito , e se você se entregar como eu me entreguei , lágrimas poderão rolar . Também tem versão cinematográfica, a qual espero ansiosamente por assistir.

20081129162316_large

     Um outro livro é Hell de Lolita Pille . Baseia-se numa crítica da sociedade altamente rica de Paris , que rolam no dinheiro , mas mesmo assim não são felizes. Aliás usam do dinheiro para aliviar o vazio e a insignificância de suas vidas . A personagem principal, Hell, faz parte dessa elite e como seus "amigos" simplesmente vive o vazio do excesso até encontrar o amor de sua vida , e depois ver tudo tragicamente acabar . Foi um livro extremamente realista e sem enredo muito desenvolvido , até porque como a própria descrição diz, essas pessoas vivem um presente contínuo sem pensar necessariamente na evolução de suas vidas porque supostamente já estão no topo . Nos mostra de uma maneira radicalizada que dinheiro é bom , mas definitivamente não se deve ter em excesso ou como se ele "caísse do céu" numa sociedade capitalista como a nossa, porque ele corrompe mentes a ponto de achar que ter objetos luxuosos e frequentar lugares de igual luxo é tudo na vida. Ou seja , status e objetos seriam tudo , mas acabam por ocasionar uma vida vazia e infeliz , realidade que faz seus protagonistas usarem de artefatos sexuais e drogas para preencher esse vazio . Uma história triste que nos faz meio que acordar e dar real importância a coisas como o simples fato de termos pais presentes ou amigos verdadeiros , mesmo que um ou dois .  De certo modo a crítica se enquadra num contexto social geral e não apenas reservado aos ricos e poderosos , algumas reflexões valem para todos , apesar de ser dirigido no contexto do enredo a pessoas pertencentes a camada rica da sociedade. Se não me engano também conta com versão em filme.


     E esse foi meu top livros 2012 , realmente amo ler e faço dos livros minha principal companhia em vários dias e espero que no próximo ano encontre livros tão especiais como estes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário